História

A Igreja Presbiteriana chegou ao Brasil em 12 de Agosto de 1859, sendo, portanto, a primeira denominação evangélica a se instalar oficialmente como missão em terras brasileiras. Mas a origem do presbiterianismo é bem anterior. Na verdade é uma das correntes da própria Reforma do Século 16. João Calvino (1509-1564), o Reformador de Genebra, pode ser considerado o pai do Presbiterianismo, embora esse nome só tenha sido dado pelo trabalho de John Knox (1514-1572) na Escócia. Na Europa a Igreja Presbiteriana (também chamada de Reformada) se estabeleceu firmemente em países como Suíça, Holanda, Escócia, Inglaterra, Irlanda, e também França, Hungria e Alemanha. Da Europa o Presbiterianismo migrou para os Estados Unidos com os peregrinos puritanos onde se estabeleceu como uma das principais denominações daquele país. Dos Estados Unidos, o missionário Ashbel Green Simonton (1833-1867) foi enviado ao Brasil em 1859 para iniciar a missão. Hoje a Igreja Presbiteriana do Brasil está presente em todos os estados da federação e as denominações presbiterianas estão na maioria dos países do mundo.

Ser presbiteriano significa ter um grande respeito pelas Escrituras. Significa crer em Jesus Cristo como único Salvador e pautar a vida sob a insigne da soberania de Deus, vivendo para a Sua glória. A vida como um todo, em seu aspecto espiritual, social e cultural precisa estar sob a vontade de Deus. Ser presbiteriano significa viver plenamente os dons divinos desfrutando do privilégio e da responsabilidade de ser um escolhido e um representante da misericórdia de Deus nesse mundo.

Crédito: Pb. Samuel Junqueira

A Igreja Presbiteriana de Santo Amaro foi organizada no dia 08 de abril de 1962, com um Culto de Ação de Graças promovido pelo Presbitério Paulistano e dirigido pelo Rev. Jacob Silva, que viria a ser o seu pastor de 1966 a 1978, após o pastorado inicial do Rev. Atael Fernando Costa de 1962 a 1965. O ministério do Rev. Jacob Silva na IPSA foi marcado pela sua ênfase na questão dos dízimos e das ofertas, cujos resultados ainda estão presentes na vida da comunidade, que assimilou bem o seu ensinamento. Com a jubilação do Rev. Jacob em 1978, assumiu o pastorado da igreja o seu filho, o Rev. Osiander Shaff da Silva, durante o período de 1979 a 1987. O Rev. Osiander foi substituído pelo Rev. Alceu Davi Cunha, que exerceu o seu pastorado no período de 1988 a 1994. Com a saída do Rev. Alceu, o pastorado da igreja passou ao Rev. Eliel Fausto Botelho, que nela permaneceu de 1995 a 2003. De 2004 a 2006 o pastorado da igreja esteve a cargo do Rev. Marcos Martins Dias. O Rev. Marcos foi substituído pelo Rev. Augustus Nicodemus Lopes que assumiu o pastorado da IPSA em 2007, num período de transição, em que ele preparou a igreja para a eleição do seu próximo e atual pastor, tendo sido eleito o Rev. Leandro Antonio de Lima, que iniciou o seu ministério como pastor titular da igreja em 2008. Antes, em 2007, ele havia sido pastor auxiliar do Rev. Augustus Nicodemus, exercendo já as funções de um pastor titular.

Outros pastores auxiliares que trabalharam na IPSA foram os seguintes: Rev. Cláudio Antonio Batista Marra (1982 – 1984); Rev. Hildo Barcelos da Silva (1985 – 1986), Rev. Milton dos Reis Peyroton (1991 – 1994); Rev. Armando Araújo Silvestre (1997 – 2000); Rev. Augustus Nicodemus Lopes (2002 – 2003, 2006 e também a partir de 2008) continuando até os dias atuais; Rev. Joaquim Alves de Oliveira (a partir de 2002); Rev. Fabiano de Oliveira Santos (a partir de 2008, sendo responsável pela Congregação do Jardim Horizonte Azul e o Rev. Francisco Alexandre Nascimento (a partir de 2010, responsável pela Congregação do Jardim Castro Alves).

Em termos de trabalho, como atividades principais, deve-se registrar que a IPSA organizou as seguintes Igrejas, pertencentes ao Presbitério Sul Paulistano: I. P. Monte Sião, I.P. Nova Canaã, I.P. Parque Esplanada e cooperou também com a I. P. Emaús para a organização da I. P. Itapecerica da Serra. Além disso, ela organizou também a I. P. Filadélfia, hoje pertencente ao Presbitério Sudeste.

Se nos fosse solicitado agradecer a Deus a existência da Igreja Presbiteriana de Santo Amaro, numa frase, não hesitaríamos em fazê-lo usando apenas um versículo, retirado do Salmo preferido do nosso saudoso e querido pastor emérito, Rev. Jacob Silva, muitas vezes citado por ele: “Com efeito, grandes coisas fez o Senhor por nós; por isso estamos alegres”- Salmo 126:3. A alegria é o nosso melhor agradecimento.

Newsletter

Receba as novidades do website da IPSA.

:

Twitter

Twitter response: "Bad Authentication data"

Página do Facebook

Local

  • Prom. Gabriel Nettuzzi Perez, 289
    São Paulo - SP map

Contato

Culto Dominical

09:00 Culto Manhã
10:00 Escola Dominical
18:30 Culto Noite

Siga-nos

facebooktwitteryoutubePodcast da IPSA